O GLP contribui para o atendimento de inúmeras necessidades que trazem conforto e qualidade de vida para milhões de brasileiros todos os dias. Seja em casa, em um restaurante, em um hotel ou em vários outros lugares, essa energia, embalada em cilindros, é facilmente transportada e chega a todos os cantos do Brasil. Sempre que necessário, haverá um cilindro de GLP por perto, e a indústria faz investimentos cada vez mais relevantes para que o produto seja entregue em perfeitas condições ao cliente.
Fabricados de acordo com as normas técnicas NBR 8460, os cilindros utilizados no Brasil percorrem um ritual. Depois de prontos, eles seguem nos veículos especialmente projetados para o seu transporte até as engarrafadoras, onde são envasados e adicionados todos os itens de segurança, para então serem levados às revendas.
Manter os cilindros de GLP na sua melhor forma é como um “mantra” para todas as empresas do setor, que treinam regularmente seus funcionários para tomar todos os cuidados no manuseio do produto, especialmente nos momentos de carga e descarga. Um bom exemplo de observância à segurança do botijão está na sua requalificação, processo que deve ser feito com 15 anos de uso do botijão novo e depois repetido de 10 em 10 anos. Este processo é responsável por garantir que o cilindro seja submetido a diversos testes para que não apresente riscos à segurança do consumidor, e assim voltar ao mercado. Se há algum problema, o mesmo é inutilizado e destruído. Tudo para garantir que o consumidor tenha o melhor serviço.
É sempre importante, entretanto, que o consumidor conheça a procedência do seu botijão, que deve ser comprado em uma revenda autorizada. Esse procedimento garante a integridade do botijão, assim como a certeza de que ele passou por todos os testes e cuidados necessários para o seu uso seguro.
Com segurança de ponta a ponta, a indústria do GLP segue investindo em equipamentos, veículos e treinamentos das equipes para assegurar que os cilindros de GLP cumpram seu papel de atender às necessidades dos clientes.
Evandro Zamboni, gerente de Unidade de Negócios da Supergasbras/ Qualival