Artigos

O Grupo Cavagna, fornecedor de válvulas e acessórios para controle de gás em mais de 150 países e também presente no Brasil, atua nos mais diversos modelos de distribuição do gás no mundo, e, por experiência, seu diretor Ricardo Manara garante que o mercado brasileiro ainda não está preparado para a distribuição de gás fracionado ao consumidor.

A Fogás, empresa com atuação no norte do país, firmou parceria com a Clesse e com a Drava Metais para a criação de dois dispositivos (válvula de serviço e regulador de pressão) para o novo botijão de 10 quilos. A nova embalagem é mais uma opção de consumo para o cliente, além daquelas já fornecidas pela empresa, como as de cinco e oito quilos, além do tradicional vasilhame de 13 quilos.

Após sete meses de desenvolvimento de um novo tamanho de botijão, a Mangels, em parceria com a Fogás, acaba de lançar o modelo P-10, para envase do equivalente a 10 quilos de GLP. Segundo o gerente comercial da empresa, José Luis Viana, o novo botijão  pretende atender à demanda do mercado por quantidades inferiores a 13 quilos, que é a capacidade do botijão tradicional. “Na Mangels, foram aproximadamente 50 mil horas de trabalho dedicadas ao proj…

A proposta da ANP de aprovar o enchimento fracionado do GLP vem preocupando os principais agentes e membros do setor. Os muitos riscos para o consumidor e para o mercado estão no centro das discussões da TPC – Tomada Pública de Contribuições No 07/2018. Em entrevista, Afonso Teixeira, diretor da empresa Clesse, comentou sobre esses riscos e explicou porque a proposta de encher os botijões fora dos centros de abastecimento podem ser prejudiciais para todos.

José Viana, gerente Comercial da Mangels, afirmou em entrevista que a proposta de enchimento fracionado pode acarretar, além de custos maiores, risco para o consumidor. Na sua avaliação, toda a cadeia de GLP precisaria sofrer mudanças estruturais para realizar os procedimentos, inclusive os botijões, que precisariam sofrer alterações em suas características.

A Câmara Temática sobre Equipamentos do Sindigás reúne fabricantes, distribuidores e revendedores de produtos movidos a GLP. Seu coordenador, Leonardo Abreu, acredita que a troca de informações entre os membros da Câmara ajuda a gerar mais negócios, tanto em vendas de produtos e serviços, quanto em consumo do GLP. Em entrevista ao site Energia Excepcional, Abreu comenta a qualidade dos equipamentos, suas vantagens e os…

O diretor-presidente da Drava Metais, Mirko Hlebanja, coordenador da Câmara Temática de Cilindros e Acessórios, diz que um dos propósitos da Câmara é aprimorar a experiência dos usuários com os botijões. Afirma que depois da regulação que passou a impedir que qualquer companhia de gás possa encher o botijão de outras, o Brasil passou a ter um mercado que respeita mais o consumidor.

As câmaras temáticas foram criadas para debater os principais desafios do setor de GLP, e recentemente foi criada a Câmara de Equipamentos. Para falar sobre ela e os benefícios que isso irá trazer para a indústria, entrevistamos Jorge Chaguri, diretor da Chaguri Engenharia de Projetos.

Criadas para discutir os principais temas do setor de GLP, as câmaras temáticas terão papel importante na evolução da indústria e na solução dos principais desafios. Para falar sobre os trabalhos das câmaras, entrevistamos João Nery, coordenador do Projeto GLP. 

O Brasil é uma nação movida a GLP. Nenhuma outra fonte energética se equipara ao produto em importância, uso, abrangência territorial e, sobretudo, confiabilidade. A sua segurança vai desde o transporte e armazenamento até a sua utilização, pois o botijão P-13 é fabricado em chapa de aço carbono, de espessura mínima de 2 mm…

A Mangels, fabricante de botijões de GLP, atende hoje de 20% a 30% do mercado de requalificação brasileiro e produz cerca de 1,5 milhão de vasilhames por ano. Além da fábrica de vasilhames, a empresa possui um Centro de Destroca e seis oficinas de requalificação de vasilhames de GLP em várias cidades brasileiras, onde são recuperados os botijões e cilindros de acordo com as normas da ABNT e da ANP. Confira abaixo, a entrevista de Alan Mangels, diretor Comercial e de Operações da Mangels.

O GLP contribui para o atendimento de inúmeras necessidades e trazem conforto e qualidade de vida para milhões de brasileiros todos os dias. Seja em casa, em um restaurante, em um hotel ou em vários outros lugares, essa energia, embalada em cilindros, é facilmente transportada e chega a todos os cantos do Brasil. Sempre que necessário, haverá um cilindro de GLP por perto, e a indústria faz investimentos cada vez mais relevantes para que o produto seja entregue em perfeitas condições ao cliente.

Presente em mais de 60 milhões de lares pelo Brasil, o botijão de GLP é um equipamento seguro, eficiente e com diversas aplicações. Para falar como a indústria está preparada para levar um produto seguro à casa dos brasileiros, a gerente de Qualidade da Aratell, Márcia Christino, concedeu entrevista sobre todos os itens de segurança presentes no botijão de GLP, desde a sua fabricação até chegar ao consumidor.

Mirko Hlebanja, diretor da Drava Metais, e escolhido para ser o coordenador da Câmara Temática “Recipientes e Válvulas” do GLP – Energia Excepcional, dá entrevista ao site sobre a função e a importância das válvulas para o dia a dia de quem utiliza o botijão de gás.

A garantia de segurança do botijão começa bem antes de chegar à casa dos milhões de brasileiros pelo país afora.  Assim como toda indústria, o setor de GLP segue normas e diretrizes rígidas de segurança na hora de produzir cada recipiente, garantindo, deste modo, todos os padrões de qualidade exigidos. 

O regulador de pressão é um dos itens mais importantes do botijão e mantê-lo em boas condições é fundamental para o bom funcionamento do equipamento. Para falar isso, entrevistamos Alexandre Serra, gerente de Novos Negócios da empresa Clesse.

Sobre

O site Energia Excepcional é o ambiente criado para aumentar a conscientização sobre as características excepcionais do GLP através dos materiais produzidos pelas Câmaras Temáticas do GLP.

Assine a Newsletter

Assine a Newsletter e fique por dentro das novidades

Fale Conosco​

Caso queira participar das Câmaras Temáticas do GLP, envie um e-mail para:

faleconosco@energiaexcepcional.com.br