Válvulas: importantes para as empresas, fundamentais para o consumidor

Válvulas: importantes para as empresas, fundamentais para o consumidor
 

Mirko Hlebanja, diretor da Drava Metais, e escolhido para ser o coordenador da Câmara Temática “Recipientes e Válvulas” do GLP – Energia Excepcional, dá entrevista ao site sobre a função e a importância das válvulas para o dia a dia de quem utiliza o botijão de gás.

 Qual a importância das válvulas para o funcionamento do botijão?

As válvulas são vitais para o funcionamento dos botijões. Além de serem utilizadas nas bases das companhias de gás para encher os recipientes, são elas que permitem o uso do GLP pelos consumidores nas residências. A válvula, apesar de fundamental, tem uma interface extremamente simples, uma vez que foi projetada para utilização por pessoas comuns em seu dia a dia. Por isso, é apenas utilizada pelo consumidor final no momento da instalação e desinstalação do regulador de gás.

 Qual o jeito correto de utilizá-la e quais os principais cuidados que o consumidor deve ter com a válvula?

Na compra ou no recebimento do botijão, o consumidor deve verificar se a válvula encontra-se lacrada (item de segurança que atesta que o produto é novo). Ao retirar o lacre, o furo deve estar limpo, sem pedaços de lacre e outros corpos estranhos. Ao instalar o regulador, deve-se verificar se a conexão está livre de vazamentos utilizando uma bucha úmida com solução de agua e detergente.

 As válvulas possuem prazo de validade? Qual o tempo correto para fazer a troca por uma nova peça?

As válvulas são criteriosamente verificadas a cada enchimento, garantindo assim seu perfeito funcionamento. Elas devem ser substituídas acompanhando o ciclo de requalificação dos botijões, de 15 anos quando novos e posteriormente a cada 10 anos.

Como o consumidor deve proceder ao identificar um mau funcionamento da peça?

O consumidor deve desconectar imediatamente o registro, levar o recipiente para um local aberto e arejado, acionar o revendedor que lhe fez a venda, e entrar em contato com a empresa responsável pelo botijão através dos canais de atendimento. 

 Qual dica você poderia dar para o consumidor sempre ter uma válvula em bom funcionamento e com segurança?

Seguir sempre as recomendações de instalação das empresas de GLP, além de ficar atendo às normas de segurança amplamente divulgadas tanto pelas empresas quanto pelos órgãos especializados.

Sobre

O site Energia Excepcional é o ambiente criado para aumentar a conscientização sobre as características excepcionais do GLP através dos materiais produzidos pelas Câmaras Temáticas do GLP.

Assine a Newsletter

Assine a Newsletter e fique por dentro das novidades

Fale Conosco​

Caso queira participar das Câmaras Temáticas do GLP, envie um e-mail para:

faleconosco@energiaexcepcional.com.br