Ricardo Manara – Cavagna – Botijão: alta pressão com eficiência e confiabilidade

Ricardo Manara – Cavagna – Botijão: alta pressão com eficiência e confiabilidade
 

O Brasil é uma nação movida a GLP. Nenhuma outra fonte energética se equipara ao produto em importância, uso, abrangência territorial e, sobretudo, confiabilidade. A sua segurança vai desde o transporte e armazenamento até a sua utilização, pois o botijão P-13 é fabricado em chapa de aço carbono, de espessura mínima de 2 mm.

Tudo isso é feito para que ele resista a uma pressão de 85 Mpa, que é aproximadamente cinco vezes a sua pressão máxima de trabalho admissível (PMTA). Além disso, os demais atributos de segurança, tais como o abastecimento a no máximo 85% de sua capacidade, fazem com que o líquido se expanda em caso de aquecimento. O botijão possui ainda um dispositivo de segurança – atualmente feito através de um plugue de liga fusível –, que, se submetido a temperatura elevada, derrete e libera a saída do gás para evitar acidentes.

As novas tecnologias do Grupo Cavagna – com seus parceiros – já estão sendo estudadas e testadas visando o incremento da qualidade e segurança aos botijões para nossos consumidores, como recipientes mais leves e com válvulas automáticas de engate rápido e sistemas de alívio de pressão, já bastante utilizadas em países da Europa e dos Estados Unidos, as quais aumentarão ainda mais a confiabilidade e a praticidade do nosso botijão P-13.

A temperatura e pressão são os critérios que interferem diretamente no desempenho dos recipientes; por isso, é essencial a utilização dos melhores dispositivos de alívio de pressão e também de válvulas mais eficientes para proteger o sistema de qualquer dano.

O controle da pressão através das válvulas é um fator preponderante para a segurança do botijão, pois, se a pressão não for controlada com eficiência, pode causar mau funcionamento ao uso normal do produto. Daí a importância de sempre ter o produto comprado de fabricante cadastrado e sempre com a data de vencimento vigente.

Todas as válvulas de alívio de pressão têm mecanismos distintos e são usadas em diferentes sistemas; portanto, é preciso considerar a qualidade das válvulas fornecidas pelos fabricantes para se obter o melhor uso do botijão, com a segurança e qualidade de sempre.

Sobre

O site Energia Excepcional é o ambiente criado para aumentar a conscientização sobre as características excepcionais do GLP através dos materiais produzidos pelas Câmaras Temáticas do GLP.

Assine a Newsletter

Assine a Newsletter e fique por dentro das novidades

Fale Conosco​

Caso queira participar das Câmaras Temáticas do GLP, envie um e-mail para:

faleconosco@energiaexcepcional.com.br