Informação é essencial para o mercado de aquecedores a GLP

Informação é essencial para o mercado de aquecedores a GLP

A Câmara Temática sobre Equipamentos do Sindigás reúne fabricantes, distribuidores e revendedores de produtos movidos a GLP. Seu coordenador, Leonardo Abreu, acredita que a troca de informações entre os membros da Câmara ajuda a gerar mais negócios, tanto em vendas de produtos e serviços, quanto em consumo do GLP. Em entrevista ao site Energia Excepcional, Abreu comenta a qualidade dos equipamentos, suas vantagens e os cuidados que os usuários devem ter, entre outros aspectos. Confira a entrevista na íntegra.

– Qual a importância da Câmara Temática de Equipamentos?
Acredito que seja um ambiente fundamental para a difusão de informações junto a diversos agentes do mercado. Elas são essenciais para que o mercado de aquecedores a gás se desenvolva de forma sustentável, com instalações seguras e com um bom desempenho energético.

– Quais são seus principais objetivos e principais temas de discussão?
Buscamos fazer com que os fabricantes tragam as informações sobre os produtos, sua aplicação, seus benefícios, e compartilhem essas informações com os distribuidores e revendedores de gás para discutirmos em conjunto. Os distribuidores e revendedores, por sua vez, relatam as dificuldades encontradas, as oportunidades que enxergam para os produtos. O objetivo é que o setor de gás tenha mais conhecimento sobre o mercado de aquecimento de forma a aproveitar essas informações para gerar mais negócios, seja na venda dos produtos, nos serviços relacionados e/ou no incremento do consumo de gás.

– Quais são as principais novidades/avanços, em termos de equipamentos, do setor de GLP?
A tendência hoje de mercado para aquecedores a gás é de equipamentos com controle digital de temperatura e sistema de exaustão forçada, que é uma percepção muito diferente de boa parte do setor que ainda pensa nos equipamentos a pilha, de exaustão natural. Há ainda novas tecnologias que geraram aparelhos de melhor rendimento, de alta potência etc.

– Quais os cuidados que os usuários devem ter com seus equipamentos para fazer o melhor uso do GLP?
Equipamentos a gás devem ser instalados e receber manutenção somente por profissionais qualificados, dentro dos preceitos da norma ABNT NBR 13.103 – Instalação de aparelhos a gás para uso residencial – Requisitos. É fundamental que as indicações tanto da norma quanto do fabricante sejam obedecidas na instalação e que a manutenção preventiva periódica, conforme recomendado pelo fabricante, seja feita.

– Em relação à segurança, como você descreveria a qualidade dos equipamentos para uso do GLP?
Os produtos disponíveis no mercado até 70kW de potência são de certificação compulsória por parte do Inmetro (Portaria 182/2012), sendo avaliados constantemente para garantir a sua confiabilidade e conformidade com os parâmetros divulgados.

– No conjunto produto (GLP) e equipamentos, quais são as principais vantagens para o consumidor que utiliza aquecedores a gás?
O aquecimento de água a gás oferece ao consumidor uma oportunidade de aumentar o nível de conforto proporcionado, com sistemas capazes de fornecer um alto volume de água, com maior estabilidade de temperatura, e menor custo por litro do que a alternativa elétrica. Para quem constrói, os custos de infraestrutura comparada de sistemas elétricos contra o gás, pensando em condomínios multifamiliares, também tendem a ser menores.

Sobre

O site Energia Excepcional é o ambiente criado para aumentar a conscientização sobre as características excepcionais do GLP através dos materiais produzidos pelas Câmaras Temáticas do GLP.

Assine a Newsletter

Assine a Newsletter e fique por dentro das novidades

Fale Conosco​

Caso queira participar das Câmaras Temáticas do GLP, envie um e-mail para:

faleconosco@energiaexcepcional.com.br